• RSS feed
  • Twitter
  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • LinkedIn
 

Formação LabelPackA+

Etiquetagem Energética de Sistemas Mistos – Workshops com parceiros em Leiria e Loulé. No âmbito do Projeto LabelPackA+ a APISOLAR tem vindo a organizar formações com o tema “Etiquetagem Energética de Produtos e Sistemas de Aquecimento – Enquadramento, Regulamentos e Cálculo da Etiqueta”.

A Apisolar em parceria com a Canalcentro SA, realizou durante o mês de Março uma ação, em Leiria, sobre esta temática, tendo como destinatários principais, as entidades (parceiros instaladores), que habitualmente frequentam as ações promovidas pela Canalcentro e se apoiam comercial e tecnicamente na sua estrutura.

Registou-se uma forte aderência dada a atualidade e pertinência destes conteúdos e a reconhecida necessidade de adaptação das empresas a esta norma.

A diretiva de Ecodesenho, também chamada ERP (Energy related Products), foi introduzida pela união europeia como parte do programa de proteção climática e compromisso de reduzir as emissões de carbono. A ERP é composta por duas partes importantes:
A diretiva Ecodesenho, que define um mínimo aceitável de eficiência energética, tal como requisitos ambientais para equipamentos de consumo elétrico. E a diretiva de etiquetagem energética que impõe classificações obrigatórias para todos os equipamentos elétricos em termos de consumos de energia, nível de ruído e outras informações específicas dos equipamentos.

Todos os equipamentos têm de estar classificados, o mesmo acontecendo com sistemas de climatização compostos por vários equipamentos. Ao impor uma restrição ao consumo de energia dos equipamentos relacionados com a energia, a diretiva de ERP estimula os fabricantes a criar equipamentos mais eficientes e de elevada performance, que consomem menos energia.

Esta etiquetagem permite ao consumidor final, comparar o desempenho energético entre produtos, escolher os mais eficientes, obter menor desperdício de energia, beneficiar na fatura energética e assim aumentar o conforto da sua habitação. A etiqueta energética simplifica o processo de escolha do produto mais eficiente.

Em meados de Abril, igualmente em articulação com a estrutura da Canalcentro SA, nomeadamente a sua Filial do Algarve, realizou-se mais uma sessão de formação e esclarecimento em Loulé com o objetivo de informar e melhor preparar os parceiros instaladores para as exigências desta diretiva.

A Canalcentro SA em conjunto com as suas representadas, fabricantes de equipamentos elétricos para climatização, tem vindo a preparar, desde há largos meses, toda a sua estrutura no sentido de estar apta a prestar todo o apoio e disponibilizar toda e qualquer documentação necessária a esta matéria.