A empresa, sediada em Franqueses del Vallès (Espanha), participa em 60% dos projetos de ventilação em novas construções residenciais
O Covid-19 realçou a importância da ventilação nos espaços interiores. A população portuguesa entende perfeitamente isso, sendo que por todo o pais passamos a ter janelas abertas.
A alternativa a este método tradicional de limpeza do ar são os sistemas de ventilação mecânica. Neste campo verifica-se que a empresa Ibérica líder em sistemas de ventilação mecânica em edifícios residenciais é a catalã SIBER.
“Participamos de mais de 60% dos projetos de ventilação em novas construções residenciais que são estudados em Espanha”, explica Santiago Pascual, diretor comercial do Grupo SIBER
Mas os ares da SIBER já voam além da península Ibérica. “Embora a prioridade continue a ser o mercado espanhol, 20% da atividade desenvolve-se noutros países europeus e no Reino Unido e já começamos a marcar presença destacamos ainda a presença no mercado latino-americano”, afirma o diretor comercial da empresa.
A internacionalização da empresa teve início em 2019, quando a Quarza Inversiones passou a ser acionista maioritária da SIBER. Assim que se tornou participante, esta entidade de capital de risco detida por Cristian Abelló estabeleceu como objetivos acelerar o crescimento nacional e internacional do grupo e potenciar a sua entrada noutros segmentos de mercado, tanto organicamente como através de compras.
A empresa pretende atingir uma faturação de 30 milhões de euros em 2023, mais seis milhões do que o volume de negócios alcançado em 2020.
A SIBER foi criada por Toni Nicolás em 2006 após a entrada em vigor de exigências de que os espaços onde se acumulam mais partículas, como casas de banho ou cozinhas, tenham sistemas de ventilação. Desde a sua criação, a empresa Vallesana tem uma grande aposta na investigação e desenvolvimento (I&D), à qual atribui 4% do seu volume de negócios.
Este compromisso com a I&D busca encontrar soluções que melhorem a qualidade do ar de forma inteligente e com o menor consumo de energia possível.
Santiago Pascual acrescenta que boa parte dos esforços de pesquisa tem como missão “tornar esta tecnologia acessível a mais famílias”.
O grupo também se caracteriza pelo compromisso com a redução da pegada de carbono, razão pela qual o material dos seus produtos é 99,99% reciclável. Na mesma linha, SIBER é membro do Spanish Green Building Council (SpainGBC) e do Spain Green Building Council (GBCe).